O instrumento “Gestão do Esporte nos Estados e Municípios” (GEEM) foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), juntamente com a Secretaria Especial do Esporte (SEE), do Ministério da Cidadania.
O GEEM tem por objetivo levantar aspectos quantitativos e qualitativos do esporte promovido e desenvolvido pelas secretarias estaduais/municipais com o intuito de potencializar as ações dos diferentes entes federados, melhorar o nível de informação esportiva e possibilitar articulações futuras na área esportiva. Os dados estão sendo levantados em seis dimensões: Dados da Entidade, Governança, Recursos Humanos, Política para o Esporte, Instalações e Cultura Esportiva.
É importante destacar que o instrumento se pauta na proposta preliminar de reforma do Sistema Esportivo Brasileiro, apresentado no Projeto de Lei do Senado Federal (PLS 68/2017) e resultado da discussão de um grupo de especialistas ad hoc. Uma das recomendações se refere a uma ampliação nas dimensões esportivas existentes. Hoje estas são quatro: alto rendimento, participação, educacional (Lei 9.615/1998) e de formação (Lei 13.155/2015); e, de acordo com a proposta, seriam ampliadas para três níveis de serviço (formação esportiva, excelência esportiva e esporte para toda a vida) que, por sua vez, se dividem em três manifestações esportivas – totalizando nove manifestações.
Até agosto de 2023, os municípios de 19 estados têm trabalhado na aplicação do instrumento. Quais sejam, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Mais informações, clique aqui.