Jornalista dinamarquês e diretor internacional da Play the Game, Andersen é graduado na Danish School of Media and Journalism e foi editor chefe da Danish Gymnastics and Sports Associations (DGI) entre 1990 e 2003. Na Play the Game tem coordenado diversos projetos focados a fomentar as práticas de governança em entidades de gestão do esporte, com apoio de fundos da União Europeia.
Jens é presença constante em debates sobre a política esportiva mundial, e um conferencista ativo em eventos promovidos pela UNESCO, pelo Conselho Esportivo Europeu e pela União Europeia.
A Play the Game é uma iniciativa coordenada pelo Danish Institute for Sports Studies (Idan), que tem como objetivo potencializar o debate e as discussões acerca da governança, transparência e a liberdade de expressão dentro do ambiente esportivo.
Fundada em 1997, tornou-se uma plataforma independente única para aumentar e desenvolver a conscientização sobre questões críticas do esporte moderno, como doping, corrupção, boa governança, manipulação de resultados, sustentabilidade de megaeventos, o papel do jornalismo esportivo e os direitos humanos dos atletas.
É professor na Faculdade de Administração da Universidade de Varsóvia, Polônia, onde atua também como Diretor do Centro de Pesquisa e Estudos Olímpicos. É presidente eleito da Federação Polonesa de Ciclismo e CEO do Institute for Sport Governance, uma instituição independente, focada em melhorar a governança nas organizações esportivas no contexto da União Européia. Também criou a Academy of Sport Management, um programa financiado pelo governo para as federações nacionais de esportes na Polônia. Seu foco de pesquisa é governança esportiva, política esportiva e mudança nas organizações esportivas.
O Institute for Sport Governance, localizado na Polônia, foi criado em 2019, com objetivo de compartilhar conhecimento e estabelecer padrões no campo da governança esportiva em nível nacional e internacional. Atua nas áreas de boa governança nas organizações esportivas, educação para o esporte e cooperação internacional na área do esporte.
Licenciado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco/Brasil, Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), Doutor em Sociologia e Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH/ULisboa) e Pós-doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Está na Universidade Europeia desde setembro de 2019, tendo lecionado em licenciaturas e programas de pós-graduação no Brasil e em Portugal. Project manager na Sport Evolution Alliance, organização especializada em projetos europeus.
A Universidade Europeia é uma universidade privada, localizada em Lisboa, com ofertas de cursos de licenciatura, mestrado e doutorado em diversas áreas como Gestão, Direito, Psicologia, Recursos Humanos, Marketing, Design, Comunicação, Desporto, Gestão Hoteleira, Turismo, Informática e Tecnologias.
A instituição está organizada por Faculdades, cada uma contendo vários departamentos/ciclos formativos: a Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia; o IADE Creative University e a Universidade Europeia Online
Mestre em Ciências do Esporte e Estudos Olímpicos pela Universidade de Tsukuba (Japão) e trabalha no COB desde 2018. Kenji foi Chefe de Missão da delegação brasileira nos Jogos Sul-americanos da Juventude de Rosário, na Argentina. Em 2021, foi um dos líderes da delegação brasileira nos Jogos Pan-americanos Júnior de Cali, onde o país terminou no topo do quadro geral de medalhas. Como gestor das categorias de base da CBJ, viu o Brasil conquistar 19 medalhas em Mundiais sub-21 (2009 a 2014) e outras 10 em Mundiais sub-18 (2009 a 2013). Além disso, teve passagens pelos Comitês Organizadores dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevando a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecendo a imagem do esporte olímpico brasileiro. É dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos.
Economista com atuação na gestão municipal, estadual, federal e em organizações da sociedade civil. Experiência na gestão de políticas públicas e gestão administrativa. Atualmente, Superintendente do Comitê Paralímpico Brasileiro. Principais funções exercidas anteriormente: Secretário-Executivo da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Secretário Adjunto do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo, Presidente da Fundação Faria Lima CEPAM – Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Municipal do Governo do Estado de São Paulo, Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretário do Trabalho da Prefeitura Municipal de São Paulo e Gerente de Políticas Públicas do SEBRAE São Paulo.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi fundado no dia 9 de fevereiro de 1995 e tem como missão promover o esporte Paralímpico da iniciação ao alto rendimento, e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. A visão da entidade é ser referência mundial na gestão e desenvolvimento do esporte Paralímpico promovendo a inclusão de pessoas com deficiência em todas as suas dimensões.
Graduado em Administração Pública pela FGV e Ciências Sociais pela USP. Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV. Foi Ministro Interino de Estado do Esporte em 2016, onde atuou como Secretário Executivo, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Secretário-executivo do Comitê de Gestão PAN 2007 e Secretário Nacional de Esporte Educacional, entre 2003 e 2016. Vice-presidente da Empresa Olímpica Municipal – Prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, Consultor do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos – UNOPS para a aquisição dos equipamentos esportivos dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Chefe da Assessoria Técnica do Gabinete e Coordenador da Fórmula 1 na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura do Munícipio de São Paulo entre 2001 e 2003.
Defendeu a Seleção Brasileira de vôlei em três Jogos Olímpicos: Seul (1988), Barcelona (1992) e Atlanta (1996), conquistando o bronze nessa última participação.
Fundou em 2001 o Instituto Esporte e Educação (IEE), que atua no atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas, na formação de professores e estagiários e no desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional. O IEE coordena núcleos em diversas regiões com baixo nível socioeconômico e alto índice de vulnerabilidade.
Também é diretora da Atletas pelo Brasil, entidade que atua em busca de políticas públicas que promovam o acesso ao Esporte para toda a população brasileira.
A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que luta por políticas públicas esportivas. Reúne mais de 60 atletas e ex-atletas de diferentes modalidades e gerações em prol da garantia do acesso ao Esporte, direito social já previsto na Constituição Federal e elemento indutor do desenvolvimento humano integral.
Há 15 anos a Associação acredita no Esporte como direito fundamental do cidadão e condição essencial para a promoção do desenvolvimento humano.
Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFPR e pós graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e Direito Desportivo pelo Centro Europeu.
Professor Universitário durante 7 anos. Gestor de Esportes, Cultura e Projetos de Clubes há 30 anos, com foco na elaboração de projetos para captação de recursos para fomento ao Esporte. Atual Gerente de Esportes e Comunicação do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.
O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) iniciou sua história em 1990, ainda com o nome de Confederação Brasileira de Clubes. No decorrer dos últimos 30 anos, com a integração cada vez maior de Clubes e o fortalecimento de parcerias com Confederações e Ligas Esportivas Nacionais, o CBC desenvolveu sua estratégia com o objetivo de ampliar e aprimorar cada vez mais seu Programa de Formação de Atletas.
Em 2011 o CBC passa a integrar o Sistema Nacional do Desporto – SND, como representante do segmento de Clubes. Hoje, posicionado ao lado dos comitês esportivos nacionais, em subsistema específico do SND, e atuando em conjunto com os Clubes na implementação de uma sólida Política de Formação de Atletas, o CBC tornou-se referência nacional de excelência esportiva, consolidando-se como a entidade central dos Clubes que formam atletas no Brasil
Profissional de Educação física, Gestor público da área do Esporte, tendo sido Secretário de Esportes de vários municípios do Estado de São Paulo. Conselheiro Nacional do Esporte, Vice Presidente do Conselho Regional de Educação Física – CREF4/SP, Membro da Comissão da Lei de Incentivo ao Esporte, Presidente da Associação Brasileira de Secretários Municipais de Esporte e Lazer (ABSMEL), Membro do Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil, Membro do Colegiado de Direção do Comitê Brasileiro de Clubes, Consultor em Políticas Publicas do Esporte e Membro da Comissão Nacional de Atletas (CNA).
Professor Titular da Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitor de Planejamento Orçamento e Finanças – UFPR e Coordenador do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva. Graduado em Educação Física – UEPG, mestrado em Educação – UFPR e doutorado em Educação Física – UNICAMP. Atualmente é professor orientador de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de gestão e políticas públicas do esporte. Foi consultor da UNESCO sobre políticas públicas de controle de Dopagem e professor visitante da Universidade de Toronto. Autor de vários livros, capítulos de livros, artigos nacionais e internacionais.
Professor Associado e pesquisador da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Vice-líder do Laboratório de Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física (LAGECOM-EEFE/USP). Líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marketing e Comunicação no Esporte (GEPECOM) da EEFE/USP. Membro do Conselho de Esporte do Estado de São Paulo, da Comissão de Aprovação e Avaliação de Projetos (CAAP) da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo e do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG). Na EEFE/USP participa de diversos Conselhos Acadêmicos e Comissões, com destaque para a Comissão de Ética em Pesquisa (CEP), a Comissão de Cultura e Extensão (CCEX) e a Comissão de Graduação (CG), onde ocupa a vice-presidência. Autor dos livros “Os Estádios e Arenas do Futebol Brasileiro e o legado da Copa do Mundo 2014: o padrão FIFA, o consumidor do esporte e o entretenimento” (OJM Casa Editorial, 2018), “O Gol por um clique – uma incursão ao universo da cultura do torcedor de futebol no Ciberespaço” (Novas Edições Acadêmicas, 2015) e “Marketing e Gestão do Esporte” (Editora Atlas, 2012), entre outros. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP) e ex-vice-presidente da Asociacion Latino-americana de Gerência Deportiva (ALGEDE). Editor-chefe da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (RBEFE) e membro dos comitês editoriais do International Journal of Sport Communication (IJSC) e do International Journal of Sport Marketing and Sponsorship (IJSMS). Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1989) e em Comunicação Social, Jornalismo, pela Faculdade Cásper Líbero (1994), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006).
Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, com pós-doutorado realizado pela Loughborough University (Inglaterra).
Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, além de coordenar o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer (GEPPOL/CNPq) e colaborar no Instituto Inteligência Esportiva da UFPR.
Professor da Universidade de Brasília (UnB) desde 2009, onde atua no âmbito da graduação e pós-graduação em atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas às linhas: Políticas de Esporte e Lazer; Teoria Social do Esporte; Economia do Esporte. Integra o Avante – Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte Lazer da UnB.
Possui Pós-Doutorado em Política Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Atualmente é Editor Chefe da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). Foi presidente, entre 2005 e 2009, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), associação científica representativa da área da Educação Física. Neste mesmo período, foi membro do Conselho Nacional de Esporte, vinculado ao então Ministério do Esporte. Foi também diretor da Faculdade de Educação Física da UnB, entre 2018 e 2021, e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UnB, entre 2010 e 2012.
Em sua trajetória profissional, foi professor do ensino básico no sistema público do Estado de Minas Gerais (SEE-MG), entre 1993 e 1996, e professor do ensino superior, tendo trabalhado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1996, e na Universidade Federal de Goiás (UFG), entre 1997 e 2008.
No âmbito da produção científica, publicou em autoria e co-autoria vários trabalhos, dentre livros, capítulos de livro e artigos.
Formado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1993) e doutor em História Social também pela USP (2000). Professor de História Medieval do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas sobre a História dos Jogos desde a Idade Média até a Época Contemporânea. Professor do curso de pós-graduação História Sociocultural do Futebol. Pesquisador-visitante da Universidade Nova de Lisboa financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2004-2005). Pesquisador-visitante da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2005 e 2007). Coordenador do convênio USP/Cofecub (2005-2008). É o coordenador do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas) que integra pesquisadores da USP, Unicamp, Unesp e Unifesp.
Paranaense, doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, especialista em Filosofia e Educação Física pela UFMT, onde formou-se em Licenciatura Plena em Educação Física. Docente do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, pesquisadora no Centro de Estudos Olímpicos da ESEFID/UFRGS, na temática de políticas públicas de Esporte.
Com experiência na gestão pública, atuou como Diretora de Planejamento e Gestão Estratégica, no Ministério do Esporte entre 2004 e 2016, coordenou edições da Conferência Nacional do Esporte, liderou a pesquisa do Diagnóstico Nacional do Esporte e coordenou GT que elaborou o Projeto de Lei do Sistema Nacional do Esporte. Coordena o GT nacional de esporte no Projeto Brasil Popular, pela Fundação Maurício Grabois
Graduada em licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Tiradentes – SE (2008), pós-graduada em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (2011) e no Curso Avançado em Gestão Esportiva pelo Comitê Olímpico do Brasil – CAGE (2021), onde teve seu TCC eleito o melhor desta edição, dissertando sobre o Planejamento Estratégico da Superintendência de Esporte do Estado de Sergipe.
Carateca desde os 7 anos, é faixa preta 3º dan e enquanto atleta profissional foi campeã mundial em 2002 em Birminghan / Inglaterra. Compôs seleções brasileiras de karatê entre 2000 e 2010, sagrando-se vice-campeã pan-americana (Bogotá / Colômbia) e campeã sul-americana (Buenos Aires/ Argentina), entre outros diversos títulos nacionais e estaduais.
Coordenou os esportes de alto rendimento na Prefeitura Municipal de Aracaju, onde implantou o maior programa de benefício esportivo do estado, o Bolsa Atleta Aracaju. Entre 2017 e 2019 atuou como diretora de esportes no Governo do Estado de Sergipe, assumindo em 2019, o cargo que ocupa atualmente de Superintendente Especial de Esporte. Possui vasta experiência na captação, organização e administração de eventos esportivos e, sobretudo, na elaboração de projetos ligados às políticas públicas de desenvolvimento do esporte.
É membro do Conselho Nacional de Esporte após ter sido eleita em outubro de 2021, em Brasília, presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Esportes, deixando o cargo de vice-presidente da entidade, onde atuou no biênio 2019-2021.
Graduado em Marketing e Propaganda pela Uninter, Pós-graduado em Gestão Pública e Pós-graduado em Gestão Pública do Esporte pela UEPG. Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde no Governo José Richa, Chefe de Gabinete da Secretaria de Fazenda do Estado de Rondônia, Chefe do Gabinete do Governador do Estado de Rondônia, Secretário Municipal de Relações Institucionais do Município de Curitiba, Diretor da Secretaria Municipal de Administração do Município de Curitiba, Superintendente Administrativo da Itaipu Binacional, Vereador no Município de Curitiba por dois mandatos (2012 – 2016 / 2016 -2018). Atual Superintendência Geral do Esporte do Paraná.
Mineira, Administradora pela PUC Minas, com especialização em Gerenciamento de Projetos e MBA em Marketing Digital e Analytcs. Servidora pública há mais de 9 anos, coordenou a institucionalização do Observatório do Esporte de Minas Gerais, presidiu o Comitê Deliberativo da Lei Estadual de Incentivo e atualmente exerce a função de Diretora de Fomento e Organização de Políticas Esportivas (DFOPE), da Subsecretaria de Esportes de Minas Gerais, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
Doutorando e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, tem experiência e especialização em administração desportiva, administração pública e gestão de políticas governamentais para o esporte. Ingressou no quadro de servidores do Estado do Paraná em 1986, onde foi coordenador dos programas Lei de Incentivo ao Esporte do Paraná (PROESPORTE) e Talento Olímpico Paranaense (TOP). Atualmente é Coordenador de Marketing da Paraná Esporte. Trabalhou no Comitê Olímpico do Brasil (COB) como Supervisor de Eventos. Convidado pelo Ministério do Esporte, integrou a equipe de sistematização de propostas da III Conferência Nacional do Esporte – Etapa Nacional (2010). É autor do livro Planejamento de Eventos Esportivos e Recreativos (2018) e coautor nas obras Empreendedorismo na Educação Física e no Esporte (2021) e Marketing Esportivo (2021).
Graduado em Educação Física. Pedagogo com especialização em Administração e Gestão escolar. Pós Graduado em Psicopedagogia. Especialista em Gestão pública de esporte e lazer. Diretor de Esportes na Secretaria de Educação, cultura e esportes no município de São Bernardo do Campo no período de 1990 a 1993. Atuou como professor de educação física na rede pública de ensino, na Secretaria de Educação da cidade de Cubatão e como Presidente do Conselho Municipal de Educação no período de 1999 a 2008. Secretario de Esportes e Lazer na Cidade de São Bernardo do Campo no período de 2009 a 2012.
Secretario de Esportes, cultura, lazer e juventude na Cidade de Mauá 2021/2022. Vereador no Munícipio de São Bernardo do Campo no período de 2013 a 2020 e Presidente da Câmara municipal em 2015 e 2016. Funcionário Público da cidade de Diadema desde 1987 onde já atuou como professor de educação física e cargos de chefia. Atualmente faz parte da equipe da Secretaria de Esportes na cidade de Diadema.
Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2004), com mestrado na linha de Sociologia do Esporte, História e Políticas Públicas no programa de pós-graduação em Exercício e Esporte da UFPR (2009). É professor concursado das redes municipal e estadual de ensino desde 2006.
Tem experiência em gestão pública, gestão de convênios, parcerias público-privadas, nas interfaces do ensino superior e sua organização, na área de Educação Física com ênfase na elaboração de projetos político-educacionais, políticas públicas esportivas, incentivo ao esporte e nas relações escolares e suas particularidades.
No Governo do Paraná foi coordenador de projetos na Assessoria Especial da Juventude (2013-2014), auxiliando na criação desta pasta, inédita no organograma estadual. Atuou ainda como assessor técnico da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2014-2015), trabalhando na coordenação da articulação entre a Secretaria Estadual da Educação (SEED), Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e as universidades estaduais, bem como no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) desenvolvido pela Coordenação de Articulação Acadêmica (CAA), com capacitações para instituições de ensino do Paraná e professores da Educação Básica.
Foi conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual da Educação (2015 – 2016) e já atuou como diretor no Departamento de Gestão Educacional na Secretaria Estadual da Educação (2015), coordenando ações relacionadas às equipes gestoras no trabalho com as instâncias colegiadas, bem como assuntos inerentes aos direitos humanos e educação ambiental das escolas do Estado do Paraná.
Na Prefeitura de Curitiba, ainda como professor da rede municipal, idealizou o projeto “Tênis para todos: uma nova cultura começa na Escola”, que chegou a atender mais de 2 mil crianças nas escolas municipais (2006) e atuou como gerente de projetos educacionais e coordenador de área da disciplina de Educação Física na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (2011).
Na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude foi diretor pela primeira vez de 2011 a 2012 no Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social. Em 2017, assumiu a diretoria de Esporte e, em 2021, retornou à diretoria do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social.
Sócia-diretora da Interação Inteligência & Performance. Atua com consultoria e assessoria para organizações públicas e privadas nas áreas de pesquisa, gestão e estruturação de programas de Esporte e Educação Física, desenvolvimento de atletas em longo prazo e formação de treinadores/as e professores/as. É membra do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Rugby, foi conselheira da Rede Esporte pela Mudança Social (2014-2017) e participou do GT criado pelo Ministério do Esporte para elaboração do projeto de lei do Sistema Nacional de Esporte (2015-2016). Docente em cursos de pós-graduação em Psicologia e Pedagogia do Esporte. Bacharel em Esporte e Mestre em Pedagogia do Movimento Humano pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, doutoranda na Faculdade de Educação Física e pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Pedagogia do Esporte da Universidade Estadual de Campinas.
Doutorando na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP). Mestre em Ciências da Motricidade Humana pela UNESP-Rio Claro, Especialista em Administração de Empresas pela FAAP-SP; Especialista em Gestão da Educação Pública pela UNIFESP; Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM, Graduado em Educação Física pela UNESP-Rio Claro Atualmente é Procurador Institucional e Diretor da Faculdade SESI SP de Educação e da escola associada do SESI da Vila Leopoldina e docente convidado de cursos de pós-graduação. Atuou como Gerente de Esporte e Promoção de Saúde do SESI-SP durante 12 anos. Tem experiência nas áreas de Educação, Administração, Esporte, gestão escolar e gestão da Educação Superior. Autor de livros e capítulos de livros nas áreas de administração, gestão esportiva e pedagogia. Possui vivências nacionais e internacionais na gestão de projetos, organização de eventos e liderança de delegações.
Bacharel em Educação Física, Mestrado em Ciências da Motricidade e Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP. Especialista em Administração de empresas pela FGV. Atuou como Biomecânico da Seleção Brasileira de Natação e Maratonas Aquáticas (COB), atualmente é docente na Pós-Graduação em Natação e Esportes Aquáticos – EEFERP/USP e Supervisor de Esporte do SESI.
Advogado, graduado pela PUC/Pr com pós-graduação em Lei de Responsabilidade Fiscal pela UNIBRASIL; especializado em Direito Desportivo e Integridade no Desporto comprovadamente nas áreas de combate à manipulação de resultados, dopagem, assédio e preconceito; consultoria e contencioso, associativo arbitral e órgãos da justiça esportiva, organismos, normas internacionais e internacionais ao esporte. Presidente do Comitê de Defesa do Jogo Limpo do COB. Consultor de Integridade do COB na área de prevenção e combate à manipulações esportivas. Presidente do Comitê de Integridade da Federação Paulista de Futebol. Consultor Jurídico e de Integridade de inúmeras Confederações (CBC, CBGin, CBJ e CBE). Ex-Procurador-Geral do STJD do Futebol (2004-2016) e da Procuradoria-Geral da Justiça Desportiva Antidopagem (2018-2020)
Graduado em Educação Física e Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual Paulista (1987), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Pós-Doutorado em Sociologia do Esporte pela West Virginia University/USA (2012). Atualmente é professor Titular na Universidade Federal do Paraná/UFPR onde leciona nos programas de pós-graduação dos departamentos de Educação Física e de Ciências Sociais. Coordena o grupo de pesquisa CEPELS/Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade/UFPR. É vice-presidente da Associação Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte/ALESDE. Editor Correspondente da International Review for the Sociology of Sport/IRSS e pesquisador do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva/UFPR.
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), Mestrado (1996) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e estágio de Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (UC) – Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (2011). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Paraná, trabalhando nos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física (disciplina de Esportes II – basquetebol) e desde 2005 é professor do Programa de Pós-graduação em Educação Física/ Mestrado e Doutorado (PPGEDF), ministrando a seguinte disciplina: Esporte e Lazer na Abordagem Figuracional. Na área administrativa foi vice-chefe do Departamento de Educação Física 2004-2006; chefe do referido departamento entre 2006-2008; Diretor do Centro de Educação Física e Desportos no período de 2011-2014 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF) entre 2014 e 2018. Atualmente é o vice coordenador do IPIE.
Professor de Educação Física (UFPR), psicólogo (UTP) e historiador (Uninter), também tem os títulos de mestre e doutor em História (UFPR). O estágio pós-doutoral foi feito na Università Ca´ Foscari di Venezia. É integrante do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) desde 2013, quando desenvolveu pesquisas acerca da história dos esportes olímpicos e paralímpicos. Atualmente está vinculado a vários projetos desenvolvidos pelo IPIE, como o convênio com fins de pesquisa com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e com a Confederação Brasileira de Rúgbi, além de orientador várias pesquisas de mestrado e doutorado que usaram dos dados deste instituto. Além do vínculo com o IPIE, ainda desenvolve projetos consolidados focados nas relação esporte/estética esporte/literatura. Recentemente passou a pesquisar a proximidade entre esportes e turismo, essencialmente em três dimensões: o turismo em eventos e/ou megaeventos esportivos, o turismo para a prática de esportes (lazer ativo/sério) e os espaços de práticas, jogos e esportes como turismo memorialístico.
Economista formado pela UFPR e doutor em teoria econômica pelo Centro de Planejamento e Desenvolvimento Regional da UFMG (Cedeplar/UFMG). Foi economista do Tribunal de Justiça do Paraná e professor da UEPG e da PUC/PR. Atualmente é pró-reitor de administração da UFPR, professor das pós-graduações em desenvolvimento econômico e ciência política. Trabalha desde 2018 em projetos do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE-UFPR). Leciona planejamento, gestão e orçamento públicos e análise de políticas públicas na pós-graduação e em diferentes órgãos de governo. É co-líder do grupo de pesquisa em história do pensamento econômico e economia brasileira, coordenador docente do Laboratório de Práticas Legislativas e membro do Núcleo de Sociologia Política da UFPR.
Professor titular do departamento Educação Física – UFPR, professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação Física/UFPR. Coordenador do CEPEFIS – Centro de Estudos da Performance Física/UFPR. Fisiologia do Exercício, PhD. Coordenador do Projeto SELAR – Seleção de Base de Alto Rendimento do Triathlon, parceria entre o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento e a Confederação Brasileira de Triathlon.
Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2020), com período de formação complementar em Loughborough University, no Reino Unido (2018-2019). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2016). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Pesquisador de Pós-Doutorado do Núcleo de Estudos em Política Públicas para o Esporte (NEPPE)-UFPR e do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva – UFPR.
Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como professora adjunta no curso de Educação Física, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas na mesma instituição. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade – UEPG e do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva – UFPR, junto ao qual desenvolveu seu estágio de pós-doutorado. Atualmente, tem trabalhado com temáticas relacionadas aos aspectos histórico-sociológicos da Educação Física e esportes, bem como à gestão esportiva e políticas públicas.
Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2021), Mestre em Educação Física (2017) pela mesma instituição, linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade. Participante do Projeto de Pesquisa “Que tempo bom: naquela época…: perscrutando as memórias e as narrativas do esporte” e do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, ambos da UFPR. Membro do Grupo de Pesquisa em Ginástica da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui Pós-Graduação em Ginástica Rítmica pela Universidade do Norte do Paraná (2008) e em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2004). É licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2003). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ginástica. Atuou na coordenação de esportes e cultura e lecionou em escolas entre os anos de 2003 e 2017, na rede particular de ensino. Desde 2014 é professora de ensino superior nas disciplinas de Ginástica, Lazer e Recreação, Legislação Educacional, Educação Física Adaptada e Atividades de Dança.
Professora do Departamento de Economia da UFPR. Doutora e Mestra em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Ciências Econômicas pela Unicamp. Tem experiência em avaliação de políticas públicas, análise de dados de impacto e de custo e na construção de índices. Atua no Instituto Inteligência Esportiva da UFPR desde 2020, auxiliando na análise de dados do esporte municipal e na construção de índices de gestão municipal do esporte e de desenvolvimento esportivo nos municípios brasileiros.
Licenciada, Mestre e Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Aluna de pós-doutorado em Educação Física na Universidade Federal do Paraná e membro do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva. Professora da rede municipal de educação de Curitiba.
Tem Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2016), Mestrado em Educação Física pela UFPR (2018), Especialista em Políticas Públicas – UNINA (2021) e Gestão Pública do Esporte pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (2021). Tem experiência como docente no ensino superior e na rede básica de ensino, já atuou como assessora técnica do Projeto Esporte para Toda Vida e Programa Geração Olímpica e Paralímpica, da Paraná Esporte. Atualmente, é membro do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), atuando no Projeto O Esporte Que Queremos, e é Doutoranda em Educação Física na UFPR, desenvolvendo pesquisa na linha Aspectos Socioculturais do Esporte e Lazer.
Coordenador da interface de ciência e tecnologia do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva. Autor da obra Esporte 4.0: Ciência e Tecnologia no Alto Rendimento. Pós-doutorado no programa de pós-graduação da UFPR. Responsável pela construção e implementação do sistema e banco de dados do IPIE.