A falta de um acompanhamento permanente e científico junto aos programas de desenvolvimento esportivo, provendo um suporte que possibilite os atletas a melhorarem suas performances e seus resultados de maneira contínua e consistente, é um fator prejudicial para a conquista de resultados esportivos no país.
Buscando minimizar tal barreira no sistema esportivo nacional, o projeto Selar é desenvolvido por meio de uma parceria entre O IPIE/UFPR, a Confederação Brasileira de Triathlon e Federações Parceiras. Tendo como principal objetivo atender jovens atletas, de 14 a 19 anos, no contra turno escolar, a fim de fomentar a prática e desenvolvimento da modalidade triathlon, ofertando aos atletas uma melhor estrutura de treinamento.
Os atletas atendidos contam com suporte de profissionais especialistas, além de utilizarem a estrutura da UFPR para treinamentos. É realizado monitoramento dos treinamentos com avaliações semanais, também com avaliações científicas dos atletas.
A infraestrutura utilizada para desenvolver o projeto conta com as instalações do – Centro de Estudos da Performance Física – CEPEFIS, Centro de Estudos do Comportamento Motor – CECOM, Laboratório de Bioquímica do Exercício (Bioex)/UFSM e do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva IPIE, pista de atletismo e demais infraestrutura necessária da Universidade Federal do Paraná para o desenvolvimento do projeto.